quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mas cadê o radiador? SISTEMA DE ARREFECIMENTO

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Recentemente, estava parado com meu fusca no portão de casa com a tampa do motor aberta, pois como havia lavado o "Fuca" resolvi passar um pano no motor, eis que surge uma vizinha e diz: - Nossa que motor bonito, mas onde fica o radiador?  Então eu disse a ela, ele não tem, é refrigerado a "ar". kkkkkkk.....acredito que ela não entendeu nada, mas da proxima vez vou passar o endereço do blog pra mesma!!!




Como vimos, o motor do Volkswagen é refrigerado a ar, sistema simples, eficiente e económico, que livra o motor de muitos quilos de peso, melhorando assim o fator “pêso-potência”, e eliminando os enguiços e cuidados a que está sujeito o sistema convencional.



Parte do calor não aproveitado é eliminada com os gazes de escapamento e outra parte é dissipada pelo arcabouço metálico do motor do automovel, principalmente através das paredes dos cilindros e dos cabeçotes, que são providas externamente de aletas, cuja finalidade é aumentar a superfície de irradiação. Os cilindros e cabeçotes são envolvidos por chapas de folha denominadas “camisas de ar”, que canalizam a corrente de ar forçada pela ventoinha para as partes mais aquecidas do motor. A ventoinha é montada no eixo do induzido do dínamo e se aloja em uma carcaça, dentro da qual se encontra também o radiador de óleo do sistema de lubrificação do motor. Também a carcaça da ventoinha é provida internamente de pequenas chapas deflectoras da corrente de ar.




Cuidados com o sistema. — A única atenção requerida pelo sistema é o ajuste eventual da tensão da correia do dínamo, em cujo eixo se encontra montada a ventoinha. Esse ajuste se faz desmontando-se a metade externa da polia com a chave própria que vem com o estojo de ferramentas e acrescentando-se ou retirando-se as arruelas de ajuste entre as duas metades da polia. A metade interna da polia possui um entalhe, que serve para se firmar a mesma com uma chave de fenda. O ajuste está perfeito quando existe uma deflexão de 2 cm entre o ponto médio da cortêia entre as duas polias. Esta figura também indica as posições correta e incorretas da correia. Se se deseja aumentar a tensão, o que é mais comum, retiram-se as arruelas necessárias entre as duas metades da polia. Se se deseja diminuir’ a tensão, acresce-se o número adequado de arruelas. As arruelas de ajuste ficam guardadas na metade externa da polia.

A correia e o leito das polias do automovel devem se conservar limpos, isentos de qualquer traço de óleo ou de graxa.




Desmontagem do sistema de arrefecimento do automovel. — A desmontagem completa do sistema de arrefecimento só é possível com a retirada do motor. Como não há peças móveis que se desgastem, quase nunca essa desmontagem se torna necessária e só se justifica na desmontagem do motor ou no caso de retirada do radiador de óleo, que implica tão somente na retirada da carcaça da ventoinha.




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